domingo, 25 de março de 2018

Mudança da Hora

A Hora de Verão iniciou-se neste domingo dia 25 de março, pelas 2h00; hora em que os ponteiros do relógio foram movidos para a 3h00 da madrugada, aumentando assim em uma hora no hemisfério norte, visto que a hora de inverno já está em vigor no Hemisfério sul, a diferença horário entre Lisboa e Brasília é neste momento de quatro horas, + 4 hs para Portugal, e - 4 hs para o Rio de Janeiro, São Paulo entre outras. Manaus e Rio Branco por exemplo têm um fuso horário à parte, sendo nessas cidades, - 5 hs face a Lisboa.

Em Portugal, a mudança horária, com a instituição da Hora de Verão, deu-se pela primeira vez em 1916, mas não tinha uma regulamentação uniformizada com o resto da Europa, algo que só ocorreu em 1997. O objetivo de se utilizar um horário diferente para o período do verão, é economizar energia elétrica.

No Brasil, os Estados do Nordeste optaram por não adotar o horário de verão, que foi instituído pela primeira vez em 1931 para todo o território nacional, todavia houve inúmeros anos em que a hora de verão não foi aplicada, sendo reintroduzido em 1985.

Como em tudo, há sempre os prós e os contras, bem como os adeptos e os opositores desta medida, nomeadamente no que concerne a efeitos nefastos sobre o sono e o cansaço das pessoas, nas primeiras semanas dos períodos de mudança horária.

Por Filipe de Freitas Leal

Sobre o Autor                                                                           
Filipe de Freitas Leal é Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É estagiário como Técnico de Intervenção Social numa ONG, vocacionada à reinserção social de ex-reclusos e apoio a famílias em vulnerabilidade social, Blogger desde 2007, com o ideal de cariz Humanista, além disso dedica-se a outros blogs de cariz filosófico e poesia.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Projeto gráfico pela Free WordPress Themes | Tema desenvolvido por 'Lasantha' - 'Premium Blogger Themes' | GreenGeeks Review